O MIBGAS é o Operador do Mercado Ibérico de Gás responsável pela gestão do Mercado Ibérico de Gás organizado, pelo seu correto e adequado funcionamento e pela gestão económica dos serviços que oferece, respeitando sempre os princípios inerentes, têm como função gerir as sessões de negociação, listar os produtos negociáveis, receber e gerir as ofertas de compra e venda e expor os resultados dos recursos no mercado.
O ambiente energético do século XXI é caracterizado pela tendência de substituir os combustíveis fósseis tradicionais por outro tipo de energia, como o gás, sendo uma fonte de energia mais limpa e competitiva, pelo seu nível de emissão de gases de efeito estufa mais reduzido e pela sua competitividade de preço.
O “European Target Model”, um mercado único de energia é uma referência para muitos países europeus, cujo os princípios de transparência, imparcialidade e independência de preços, revelam a base de constituição do Operador do Mercado Ibérico de Gás, o MIBGAS.
Atualmente, a gestão eficiente das empresas constitui um factor essencial, destacando o seu know-how no mercado. É tendo presente esta gestão corporativa eficiente entre as empresas que integram o grupo MIBGAS, que surge a necessidade de consolidar a sua presença web, tendo presente o seu compromisso de alcançar os mais altos standards, tanto no que diz respeito à qualidade dos serviços que oferece, como na forma de ser e agir.
O MIBGAS e a JAVALI, trabalharam em estreita colaboração durante 6 meses e o factor que contribuiu de forma bastante positiva para uma comunicação eficiente e eficaz com o MIBGAS, foi a utilização de uma gestão de projeto ágil, usando o SCRUM como metodologia no desenvolvimento, e tendo sempre presente os princípios básicos que regem a atividade do MIBGAS: eficiência, eficácia, transparência, objetividade, não-discriminação e independência. No decorrer do projeto foram realizados Sprints quinzenais onde foram entregues ao MIBGAS, um conjunto de desenvolvimentos considerando a sua priorização, a qual era estipulada nas Sprint Planning Meeting semanais.
Ao nível do desenvolvimento de software utilizou-se o gestor de conteúdos web (CMS) open source - o Drupal, não só por garantir o maior nível de segurança, como também por assegurar as melhores práticas de desenvolvimento e capacidade de evolução.
Neste projeto destacaram-se as seguintes funcionalidades:
- A criação de um site multilingue, com 3 idiomas: Espanhol, Inglês e Português;
- A criação de uma estrutura de menu à medida do MIBGAS, cujo o menu principal é composto por: “Mercado Ibérico do Gás”, “Gestão de Garantias”, “Legislação”, “Sala de Imprensa”, “Publicações”, “Formação” e “Informação da Companhia”. E o menu de rodapé composto por: “FAQs”, com as perguntas e respostas mais frequentes recebidas pelo MIBGAS, “Contactos” e “Links úteis”;
- A criação de vários tipos de conteúdos e taxonomias, com uma organização de conteúdo baseada igualmente em critérios de simplificação, que visam tornar mais acessível e direta a procura de informação necessária para o efeito;
- A presença de formulários para que todas as empresas interessadas possam registrar-se e negociar produtos de gás natural e GNL, bem como gerirem as operações bilaterais OTC;
- A criação do Gestor de Garantias do Sistema de Gás Espanhol;
- A criação da secção “Resultados de mercado”, que combina o desenvolvimento de oito subdivisões gráficas, onde consta o histórico de cada um dos conceitos, dentro de um intervalo de 366 dias, com uma imagem atrativa e onde se apresenta toda a informação relevante do Mercado Ibérico de Gás, como os preços diários do MIBGAS, os preços e os volumes por sessão de negociação, os preços e volumes de gases regulados, o registo de transações OTC, os participantes no mercado, o índice de preço e volume do dia de gás e os preços de referência para as taxas de desequilíbrio;
- Foi integrado o módulo media que permitiu uma melhor organização/pesquisa de imagens, documentos e ficheiros dando a possibilidade de utilização de um ficheiro em vários tipos de conteúdos e foi assegurada a migração de todos os conteúdos.
- O backoffice foi parametrizado à medida do MIBGAS, de forma a conceder total autonomia às equipas de comunicação/sistemas de informação na criação e edição de conteúdos, cores, labels e traduções;
- A usabilidade é outro fator importante, para ser um portal intuitivo e user-friendly;
- Responsive Web Design: a adaptação do portal para a visualização em vários dispositivos (PC, tablets e smartphones);
- A segurança, com a privacidade de dados (RGPD) e o seu desempenho.
Com o lançamento do seu novo website, o Operador do Mercado Ibérico de Gás (MIBGAS) pretende proporcionar a todos os utilizadores uma experiência de navegação mais acessível e direta na procura de informação necessária para o efeito, e que assegura uma acessibilidade total e intuitiva a todos os seus conteúdos, tanto os de caráter corporativo como ao nível dos Resultados de mercado.
O website do MIBGAS apresenta a informação mais significativa sobre o MIBGAS e o MIBGAS Derivatives, como o seu Código ético e de conduta, atualizado e adaptado aos mais altos standards de boa gestão corporativa, que vela pela integridade e qualidade do serviço das companhias que integram o grupo MIBGAS, como a configuração dos seus conselhos de administração e os seus acionistas. Outros conteúdos relevantes para os utilizadores são as secções explicativas sobre o Mercado Organizado de Gás e o Gestor de Garantias, bem como toda a legislação e regulamentação vigente relativa a estes dois temas e a secção de Resultados de mercado.
O MIBGAS, como responsável pela gestão centralizada de garantias, como as garantias de contratação de capacidade de infraestrutura, as garantias de participação no Mercado Organizado de Gás e as garantias para a solução de desequilíbrios, fornece no seu website toda a informação necessária e respetiva inscrição para que o utilizador possa registar-se como agente no mercado de gás.